domingo, 29 de outubro de 2017

A FORÇA DO HOMEM



            Um homem fraco jamais será encontrado sozinho. Estará sempre a procura de validação, e de palavras falsas o bastante para aniquilar sua carência e mediocridade.

         Solidão, é algo que somente homens mais sábios e seguros são capazes de apreciar.

MULHER X HOMEM


quinta-feira, 8 de junho de 2017

INVESTIDOR



"A qualidade mais importante para um investidor é o temperamento, não o intelecto."

"Investir é simples, mas não é fácil."

segunda-feira, 5 de junho de 2017

TOCANDO EM FRENTE



Se existe a síntese de uma sabedoria, ela está contida nesta musica. Essa musica é o raio X da vida. Por isso ela foi eleita a minha musica. Não canso de ouvi-la.

sábado, 3 de junho de 2017

CORAGEM


IDIOTA

  

                           A  forma mais simples de ser enganado é achar-se esperto demais. Isto vale para qualquer um, desde um mero mortal qualquer, até um prêmio Nobel.

                    Por mais inteligente que alguém possa ser, em algum momento essa pessoa  fará alguma coisa idiota. Portanto ter consciência que todos somos idiota em algum momento é o primeiro passo para evitar erros que pode ser evitado.

                  Uma pessoa inteligente em algum momento fará alguma coisa idiota. Porém uma pessoa idiota jamais fará algo inteligente.

            


sábado, 27 de maio de 2017

O MUNDO EM AÇÕES



"Um homem pode ter muitas qualidades morais, cívicas ou intelectuais, mas o que o tornará para sempre lembrado serão os proventos que legar aos seus descendentes."

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

MASTIGANDO ÁGUA



O vídeo clipe da música “Mastigando Água”, gravada pelo filho de um produtor rural de Lucas do Rio Verde, foi uma “resposta” à escola de samba carioca e apresentando o “real” trabalho do homem do campo. 

Em rodas de conversas e até em redes sociais, produtores, entidades produtivas e até mesmo lideres da bancada federal seguem consternando “revolta” quanto à maneira como a atividade agropecuária e o agronegócio são retratados.

O samba enredo da escola “Imperatriz Leopoldinense”, que neste Carnaval homenageia a região do Parque Nacional do Xingu, tem como tema “Xingu – O clamor que vem da Floresta”. A música exalta o povo indígena ao mesmo tempo em que faz uma crítica ao agronegócio brasileiro, considerado hoje o único setor a segurar a economia do Brasil. 

O vídeo clipe gravado por Enrique Valcanaia, cantor mato-grossense e filho de um produtor rural em Lucas do Rio Verde, começou a circular nas redes sociais. O jovem, que auxilia a família na lavoura, externa através da canção “Mastigando Água” e das imagens gravadas em uma propriedade rural o real trabalho desenvolvido pelos produtores rurais.

O setor produtivo do agronegócio e a sociedade não podem ficar calados diante a essa injustiça. É preciso que o Brasil e os brasileiros não só enxerguem e reconheçam a importância do nosso setor, como se orgulhem dessa nossa vocação de alimentar o mundo”.

Antes de mais nada, é preciso esclarecer e reforçar que o país do samba é sustentado pela pecuária e pela agricultura. Chamados de “monstros” pela escola, nós, produtores rurais, respondemos por 22% do PIB Nacional e, historicamente, salvamos o Brasil em termos de geração de renda e empregos. Com o tempo e com o nosso talento de produzir cada vez mais, saciar a fome – e de forma sustentável – trouxemos para nossa nação o título de campeã mundial de produção de grãos e de proteína animal.

Com a responsabilidade que lhe cabe, Enrique Valcanaia segue seu trabalho no campo com práticas sustentáveis e seguras. E, assim, enaltecemos, também, o nosso empenho em zelar pela preservação do meio ambiente.

Se você se alimentou hoje, agradeça a um produtor rural”.

domingo, 19 de fevereiro de 2017

A SABEDORIA DO SILÊNCIO INTERNO



Pense no que vai dizer antes de abrir a boca. Seja breve e preciso, já que cada vez que você deixa sair uma palavra, você também deixa sair uma parte da sua energia. Assim, aprenderá a desenvolver a arte de falar sem perder energia.
Nunca faça promessas que não possa cumprir. Não se queixe, nem utilize palavras que projetem imagens negativas, porque se reproduzirá ao seu redor tudo o que tenha fabricado com as suas palavras carregadas de energias, sejam elas positivas ou negativas.
Se não tem nada de bom, verdadeiro e útil a dizer, é melhor não dizer nada. Aprenda a ser como um espelho: observe e reflita a energia. O Universo é o melhor exemplo de um espelho que a natureza nos deu, porque aceita, sem condições, os nossos pensamentos, emoções, palavras e ações, e envia-nos o reflexo da nossa própria energia através das diferentes circunstâncias que se apresentam nas nossas vidas.
Se você se identifica com o êxito, terá êxito. Se você se identifica com o fracasso, terá fracasso. Assim, podemos observar que as circunstâncias que vivemos são simplesmente manifestações externas do conteúdo da nossa conversa interna. Aprenda a ser como o universo, escutando e refletindo a energia sem emoções densas e sem preconceitos.
Porque, sendo como um espelho, com o poder mental tranquilo e em silêncio, sem lhe dar oportunidade de se impor com as suas opiniões pessoais, e evitando reações emocionais excessivas, tem oportunidade de uma comunicação sincera e fluída.
Não se dê demasiada importância, pois quanto mais se mostra superior, inteligente e prepotente, mais se torna prisioneiro da sua própria imagem e vive num mundo de tensão e ilusões. Seja discreto, preserve a sua vida íntima. Desta forma libertar-se-á da opinião dos outros e terá uma vida tranquila e benevolente, invisível, misteriosa, indefinível, insondável.
Não entre em competição com os demais, a terra que nos nutre dá-nos o necessário. Ajude o próximo a perceber as suas próprias virtudes e qualidades, a brilhar. O espírito competitivo faz com que o ego cresça e, inevitavelmente, crie conflitos. Tenha confiança em si mesmo. Preserve a sua paz interior, evitando entrar na provocação e nas trapaças dos outros. Não se comprometa facilmente, agindo de maneira precipitada, sem ter consciência profunda da situação.
Tenha um momento de silêncio interno para considerar tudo que se apresenta e só então tome uma decisão. Assim desenvolverá a confiança em si mesmo e a Sabedoria. Se realmente há algo que não sabe, ou para que não tenha resposta, aceite o fato. Não saber é muito incómodo para o ego, porque ele gosta de saber tudo, ter sempre razão e dar a sua opinião muito pessoal. Mas, na realidade, o ego nada sabe, simplesmente faz acreditar que sabe.
Evite julgar ou criticar. A sua consciência é imparcial nos seus juízos: não critica ninguém, tem uma compaixão infinita e não conhece a dualidade. Cada vez que julga alguém, a única coisa que faz é expressar a sua opinião pessoal, e isso é uma perda de energia, é puro ruído. Julgar é uma maneira de esconder as nossas próprias fraquezas.


O Sábio tolera tudo sem dizer uma palavra. Tudo o que o incomoda nos outros é uma projeção do que não venceu em si mesmo. Deixe que cada um resolva os seus problemas e concentre a sua energia na sua própria vida. Ocupe-se de si mesmo, não se defenda. Quando tenta defender-se, está a dar demasiada importância às palavras dos outros, a dar mais força à agressão deles.
Se aceitar não se defender, mostra que as opiniões dos demais não o afeta, que são simplesmente opiniões, e que não necessita de os convencer para que sua vida seja serena produtiva. O seu silêncio interno torna-o impassível. Faça uso regular do silêncio para educar o seu ego, que tem o mau costume de falar o tempo todo.
Pratique a arte de não falar. Tome algumas horas para se abster de falar. Este é um exercício excelente para conhecer e aprender a si mesmo de forma profunda e ilimitada. Progressivamente desenvolverá a arte de falar sem falar, e a sua verdadeira natureza interna substituirá a sua personalidade artificial, deixando aparecer a luz do seu coração e o poder da sabedoria do silêncio.
Graças a essa força, atrairá para si tudo o que necessita para a sua própria realização e completa libertação. Porém, tem que ter cuidado para que o ego não se infiltre… O Poder permanece quando o ego se mantém tranquilo e em silêncio. Se o ego se impõe e abusa desse Poder, este converter-se-á num veneno, que o envenenará rapidamente.
Fique em silêncio, cultive o seu próprio poder interno. Respeite a vida de tudo o que existe no mundo. Não force, manipule ou controle o próximo. Converta-se no seu próprio Mestre e deixe os demais serem o que têm a capacidade de ser. Por outras palavras no se torne o lobo de sua própria consciência.



domingo, 29 de janeiro de 2017

O EXEMPLO DOS LOBOS



Aprenda com os lobos; Os 3 primeiros são os mais velhos ou os doentes e marcam o ritmo do grupo. Se fosse ao contrário, seriam deixados para trás e perderiam o contacto com a alcateia. Em caso de emboscada dão a vida em sacrifício pelos mais jovens. Eles são seguidos pelos 5 mais fortes que os defenderão em um ataque surpresa. No centro seguem os demais membros da alcateia, e no final do grupo seguem os outros 5 mais fortes que protegerão o grupo. Em último, sozinho, segue o lobo “alpha”, o líder da alcateia. Nessa posição ele consegue controlar tudo ao redor, decidir a direção mais segura que o grupo deve seguir e antecipar os ataques dos predadores.

Em resumo, a alcateia segue ao ritmo dos anciões e sob o comando do líder que impõe o espírito de grupo não deixando ninguém para trás.

“O verdadeiro sentido da vida, não é chegar primeiro, mas chegar todos juntos ao mesmo destino”.


(Texto de Jeovany Skarpathia).

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

NÃO PEÇA DESCULPA POR SER PRODUTOR RURAL



O assunto pode até parecer estranho, mas é verdade, parece que tem gente querendo que você peça desculpas por ser pecuarista e produtor rural.


Os "politicamente correto" parece que não sabem de onde vem o alimento que mantem suas mentes doentes funcionando.


Não peça desculpas por ser produtor.


Não peça desculpas por ter desmatado.

Praticamente todo alimento produzido no mundo, veio de uma área desmatada.

Alguns desmataram há alguns anos. Outros há algumas décadas. Outros ainda, há alguns séculos.

A diferença é essa: há quanto tempo você desmatou.

Não posso aceitar alguém se sentir mal por ter uma área que hoje produz alimento para o Brasil e para o mundo.
Não peça desculpas por produzir carne.



Não peça desculpas por produzir um alimento tão nobre.

Não peça desculpas por produzir um ingrediente para festas (churrasco).

Não peça desculpas por produzir saúde, nutrição, força.

Não peça desculpas por ser dedicado e obstinado pelo seu trabalho.

Por se dedicar de sol a sol.

Por fazer a diferença para o Brasil.

Por segurar a economia brasileira.

Por alimentar o mundo.

Não peça desculpas por ter tanta dedicação ao trabalho.

Por ter ficado longe dos seus.

Por ter enfrentado e por enfrentar as situações mais difíceis.

Não peça desculpas por ter coragem.

Coragem todos os dias, de fazer a diferença.

Coragem de arriscar.

Coragem de investir.

Não peça desculpas por fazer o que é difícil.

Não peça desculpas por ter a capacidade de construir o Brasil.

Foi assim há centenas de anos.

Continua assim hoje.

Não peça desculpas por ser produtor.

Não peça desculpas por ser pecuarista.

Não dê ouvidos aos críticos, que vivem em cidades poluídas e acusam você de poluir.

Não dê ouvidos aos críticos, que não investem nada do patrimônio ou renda em preservação, quando você tem 20%, 35%, 50% e até 80% da sua área como reserva legal.

Sempre vão existir críticos.

E como diz o ditado: A árvore mais carregada é a que leva mais pedra.

Siga em frente.

Você não está sozinho.

Não peça desculpas por ser produtor.

Vamos que vamos!



Autor: Miguel Cavalcanti