domingo, 30 de março de 2014

UM HOMEM SEM O SEU PAI




Meu pai, o senhor que se foi quando eu era criança, senti sua falta.
Pai, o senhor que nos deixou tão cedo, senti sua falta.
Pai, o senhor que esteve presente em casa, mas ausente de nossas vidas. Senti sua falta.
Pai, passei pela vida, a te buscar em outros personagens. Ás vezes em um amigo mais velho, algumas vezes em um artista ou herói da televisão. Senti sua falta.
Pai, passei muitos anos confuso, passei por caminhos e labirintos que nunca iria sair de lá, senti sua falta.


Senti sua falta. Não de você especificamente. Senti falta de uma parte de mim, um vazio de alma, do meu caráter e personalidade que não foi preenchido por completo no tempo adequado, por falta da figura paterna.

Os prejuízos foram incalculáveis, o senhor não tem noção. Sempre senti uma angústia, uma falta, uma insegurança, uma dor e vivia sempre em dúvida. Nunca entendi. Hoje entendo, foi sua falta. Melhor digo, foi a falta de referência.

Quantas vezes gostaria de ter conversado, quantas vezes gostaria de ouvir uma palavra de incentivo e sabedoria, ou simplesmente a sua presença em momentos difíceis, até mesmo seu abraço silencioso.

Meu velho, nós nunca nos abraçamos, nós nunca falamos sobre suas paqueras e suas aventuras e desventuras. Nunca pescamos juntos, sequer jogamos bola juntos.

Quantas vezes perguntas eu fiz pra ti, e quantas vezes perguntas foram feitas a mim, por mim, e não obtive sequer uma palavra. Fui ignorado.

Hoje compreendo, que senhor não poderia ter me dado o que você não recebeu. Não que isto sirva de desculpa, mas ameniza, serviu como ponto de partida para liberar minha vida. Perdoei.

Não sei se percebeu, mesmo ausente, eu te chamei pelo pronome de tratamento ‘’senhor’’, pois, independente que quem foi ou quem o senhor não foi, eu te respeito.  Acho também que não deve ter percebido que usei o verbo no passado, ‘’senti’’.

Senti, porque não sinto mais sua falta, nem a falta de referencial. Sou grato a todos que contribuíram pra que chegasse a ser o homem que sou, sou grato também a sua ausência, pois ela forjou em mim um homem forte diante dos inimigos, resistente a adversidade e lúcido nas noites escuras.


Senti, porque todo vazio que eu senti, já foi preenchido com a idéia de que serei pai. Senti porque todos erros cometidos comigo não cometerei. Não foi fácil deixar de sentir, mas, preenchido estou,  pela consciência que sou um homem integral, corpo, alma e espírito. Preenchido pela consciência de que a vida me deu a oportunidade de me completar com a presença dos meus filhos que virão. Com a consciência que não tive como escolher o meu pai, mas, tenho como escolher que pai serei e que tipo de homem quero ser.


Não escolhi o papel de vítima da história por não ter te conhecido, por estar ausente ou por ter ido. Mas, em  favor e respeito a minha vida, aos que me amam, a minha saúde mental, física e espiritual, escolho o papel de protagonista. Aquele que faz da sua tragédia, um motivo para ser melhor.

Escolho, verbo no presente, pois, é algo que tenho que optar todos os dias. Todos os dias, a vida me dá um motivo pra eu ser o ator principal da minha vida. A você pai, esteja onde estiver, estendo minha mão, mesmo que através dos meus pensamentos. Pois uma mão amiga enche a alma de dignidade e a história de um homem de significados.


Vida a todos, saúde e paz a todos.

UM MEIO OU UMA DESCULPA


Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes.

Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.

Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo.

O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem, mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois, infelizmente ela não é modelo de sucesso.

Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chopp com batatas fritas.
  
Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão.
  
Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.
  
A realização de um sonho depende de dedicação, há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde está, em verdade a ilusão é combustível dos perdedores, pois...

Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO...
Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa!

PENSE BEM NISSO !!!
       Analise agora!


(Por ROBERTO SHINYASHIKI)

O PREÇO DAS CONQUISTAS

     

Eu já algum tempo entrei na onda do aperfeiçoamento pessoal. Após muitos anos dando volta ao redor do deserto, resolvi investir no próprio deserto (eu mesmo).

O interessante que o primeiro sentimento que nos pega é o da novidade e a possibilidade de sermos melhores do que somos hoje.

Ninguém acredita em você. Isto é um fato. Aliás, as pessoas não acreditam nelas próprias, como vai acreditar que você vai conseguir algo. E ademais, você não precisa que ninguém acredite em você. Quando você trabalha duro, estuda e leva as coisas muito mais a sério do que os demais, chega mais cedo no trabalho, sai mais tarde, as pessoas que detêm o poder tem dão oportunidade.

Mas a oportunidade não vem sozinha, junto com ela vem a inveja, o isolamento e  a chacota de todos ao seu redor, dizendo que você não vai conseguir.

Nesta caminhada, você perceberá que caminha praticamente sozinho, raramente encontra pessoas que fazem eco aos seus pensamentos ( aperfeiçoamento pessoal)  e estes encontros são riquíssimos em troca de experiências e informações. Você sai revigorado.

Neste caminho você consegue obter alguns resultados rápidos, um deles é o dinheiro, você deixa de ser o paspalho que gasta dinheiro com mulheres vagabundas interesseiras e ‘’amigos’’malandros que se aproximam de você só para te explorar e em troca lhe oferecem suas amizades interesseiras. Alias, fazendo mais horas extras, você melhora sua condição financeira.

Você se torna uma pessoa mais saudável, pois começa a cuidar da sua saúde física, mental e espiritual. Ou seja, você tem mais vigor e sua energia não fica dispersa.

As pessoas começam a te olhar diferente, e as primeiras mulheres a se aproximar de você são aquelas que não têm mais nada a te oferecer, a não ser o sexo fácil em troca de cerveja e uma noite com tudo pago para ela, são aquelas que querem te sugar o pouco que você já conquistou. Fica esperto cabeção. Você só está no início da jornada, não gaste seu tempo e dinheiro com este tipo de mulher, se é que podemos nomear este tipo de gente como mulher.

Mas há um lugar, estágio, patamar de desenvolvimento que você é testado até as vísceras, a sua corda já está toda esticada, é o lugar intermediário, onde você já é reconhecido como alguém de valor, as pessoas que atingiram o nível acima o qual você deseja, já o vê com potencial  e que  você sabe que pode chegar lá, mas falta alguma coisa.

Esta ‘’coisa’’ que falta é inovação. Inovação somada à perseverança, resulta em sucesso. Pois, fazer mais do mesmo, você continua no mesmo lugar, reconhecido como bom, mas que falta ‘’algo’’. Então, estudar, ler, questionar, e ver de outra forma faz você sair da mesmice e ser merecedor daquilo que você almeja.

Você deve se atentar a solidão. Ela tenebrosa nestes tempos, ela nos acompanha diariamente, pois a ansiedade, o gosto amargo do sacrifício, as lágrimas, as horas de sono perdidas por causa de algum projeto da empresa ou por causa de um trabalho da faculdade e o investimento pertence e somente é bancado por você, mas a sua glória é dividida com muitos.

Neste tempo observe e aprenda a  lidar com os sabotadores de projeto, externos (pessoas) e internos(emoções e hábitos, malditos hábitos) como pessoas que não conseguem, se sentem despreparadas e frustradas e acham que você também não consegue, eles se acomodam e se incomodam com sua pró-atividade. São inseguros e querem que você se sinta como eles.

Quando você pensa em sair com alguma mulher é interessante perceber que você não aceita qualquer mulher, e nem deve. Você se torna mais seletivo e pensa duas vezes em estabelecer contato afetivo. Daí você tem que se tornar um outro tipo de homem, que pensa com a cabeça de cima e não com a de baixo, caso contrário você não segue o fluxo natural que é o crescimento e colhe as conseqüências de ser alguém que fez uma péssima escolha.

O que pude perceber que a vida nos convida a subir É como se ela nos puxasse para cima. O problema que quando subimos, deixamos centenas para trás, e podemos notar que temos que nos tornar mais independente emocionalmente, é o preço do alto da escada, quem não está preparado para se desapegar a qualquer coisa não consegue subir.

Desapegar das baladas, do tempo ocioso, aquela mulher que fica envenenando sua alma com desgosto, passividade e pessimismo. Aquela mulher que mais parece um encosto do que uma companheira, aqueles seus colegas paspalhos de serviço que vive reclamando da empresa, só servem pra te puxar para baixo, então escolha o melhor.

Um sentimento que posso mais, e que quero mais, uma ansiedade que nos agita a alma é característico de quem quer vencer na vida. Observe que fica um vácuo, uma distância que você percorreu entre onde estava e aonde você quer chegar, você está exatamente no meio do caminho. Este sentimento chama-se FUTURO. Todos querem um futuro melhor, todos nós lutamos pelo melhor.

Nestes tempos, o silêncio é um companheiro importante, é aí que se encontra a riqueza deste momento particular. Pois o silêncio traz à tona, do submundo de nossas almas as nossas fraquezas e forças, nossos medos, insegurança e põem à prova nossa coragem de seguir em frente mesmo sabendo que o desafio parece ser maior do que podemos enfrentar.

Aí o velho homem ( beta, abobalhado, preguiçoso, místico, desleixado, inseguro, descrente e infiel a si mesmo) quer ressurgir das cinzas. Quando perceber que isto vai acontecer, você não pode ter PENA e nem COMPAIXÃO de si  mesmo. Você terá que ser duro e não permitir que sua velha natureza tome conta. Não dê desculpa a sua mente, não permita que você seja dominado pela preguiça e pela inconsistência. Reaja com vigor e seja mais forte, estude mais, trabalhe mais e não permita que no meio do caminho olhar para trás e achar que até aqui já está bom, vá além, ande mais um km, vá onde você nunca pensou em ir, imagine, pois onde sua mente consegue alcançar, você tem grandes chances de chegar.

 É neste tempo que tudo que você plantou você colherá e que valeu a pena todo esforço que você fez, e caso não venha acontecer no momento planejado, lembre-se, você ousou, plantou, e um dia esta semente crescerá, e quem não ousa, não sai do lugar, e quem não sonha, nunca vai além da sua realidade. Quem ousa no mínimo adquire experiência, sai mais forte.

Fica a palavra de estímulo, ouse sonhar, porque você nunca vai além dos seus sonhos, sonhe com os pés no chão. Tenha um coração de aço e jamais se esqueça de quem você foi, e não tire os olhos de onde você quer chegar.

Bons sonhos pra você. Lembre-se: você pode mais.

O MITO DA SENSIBILIDADE MASCULINA





Hoje em dia é moda que homens demonstrem sensibilidade. “Insensível” virou ofensa, e muitos  paspalhos morrem de medo de serem acusados de machistas só porque não choram no final do Titanic ou não gostam de filmes da Meg Ryan.


A grande realidade é que sensibilidade não é uma característica pertinente ao masculino. Nossa história mostra que homens bravos e valentes construíram a civilização, e não homens chorões. Mulheres comumente dizem que “gostam” de homens chorões e sensíveis porque se sentem superiores e se deliciam internamente com essas fraquezas.

Não se engane, a sensibilidade masculina é uma farsa. Construímos a civilização com força, e não com lágrimas. Não sobrevivemos a catástrofes naturais e tragédias ouvindo Cine e chorando no quarto, nós arregaçamos as mangas e reconstruímos o que perdemos, reconquistamos o que nos roubaram e assim seguimos em frente deixando um legado. É assim que um homem de verdade age.

Já parou para pensar que, ao mesmo tempo em que as mulheres dizem que gostam de homens sensíveis, elas vivem procurando um homem seguro e protetor, saindo até mesmo com os tais cafajestes e playboys insensíveis de quem tanto reclamam numa tentativa de domá-los? Isso porque elas sabem que homens sensíveis se mostram na verdade fracos, melosos e pegajosos, o que ao inconsciente (e consciente) feminino significa um péssimo macho protetor.

[Mulheres] possuem um desejo duplo. Desejam a servidão dos fracos e a proteção dos fortes. Os fracos, quando aprisionados, recebem sexo, carinho e amor em quantidades mínimas, apenas o suficiente para serem mantidos presos. – Como Lidar com Mulheres – N. Alita, pág. 28


Como elas possuem o tal desejo duplo, a melhor opção é ser um homem equilibrado, um verdadeiro líder. Não confunda sua mulher com sua mãe. Embora elas de fato sejam companheiras e possa haver cumplicidade, chorar no colo delas não resolverá nada, só demostrará fraqueza e seu desespero. Seja seguro, mas lembre-se: não caia no outro extremo.


Falamos aqui do homem seguro e protetor, e não do carrasco. Equilíbrio é a chave para ser respeitado. Ser um bundão que chora por qualquer motivo não vai te fazer pegar mais mulheres, esqueça o que elas dizem e seja forte, seja um líder.

Além do quesito mulher, se você resolver bancar o homem sensível que se comove e chora por qualquer motivo, não terá forças suficientes para ser um líder em qualquer campo da vida. O mundo não é um mar de rosas, grandes merdas e tragédias acontecem a todo momento e a sociedade depende de homens fortes para sobreviver. Ficar chorando porque não consegue entender a matéria na faculdade, porque seu chefe é turrão ou seus pais pegam no seu pé não vai resolver nada, cale a boca, tenha culhões, trabalhe e estude, é assim que se consegue vencer.

Te roubaram? Foi assaltado? Eu já passei por isso. Sei que é ruim e revoltante, mas chorar não é a solução. Como diria o tigre Tony da caixa de  sucrilhos, “desperte o  conquistador em você!” Sim, arregace as mangas e reconquiste, e deixe que a morte ou cadeia seja o destino dos vermes que lhe tiraram seus bens. Você é um homem de verdade, não se deixe abater por canalhas e vagabundos imprestáveis. Seria uma grande perda para a sociedade.

Isso tudo quer dizer que homens de verdade não choram nunca? Sim, eles choram. Mas apenas diante de algo cuja solução fuja de seu alcance, como a morte de um pai/mãe ou familiar muito próximo (e certamente evitará fazer isso em público, afinal suas emoções dizem respeito apenas a si mesmo). Quando está ao alcance do homem de verdade solucionar o problema, ele não pede tempo chorando igual uma galinha: ele vai lá e faz acontecer.


É politicamente correto dizer que homens sensíveis e extremamente gentis são melhores, e que homens mais truculentos e fortes emocionalmente são ignorantes. Mas não se preocupe com isso.
Quando a coisa aperta, todos querem a ajuda do homem forte e insensível.