quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

2.015 SE FOI. E AI?



Algumas lições juntaram-se a tantas outras que venho colecionando ao longo de quase meio século de existência.

A cada ano findado, tenho a impressão que aprendi e evoluí bastante em relação ao que tinha evoluído no ano anterior.

Porém depois de passado o período festivo, as reflexões que me acomete a cada virada de ciclo e as expectativas com os novos projetos a serem realizados no próximo ano, percebo o quão pouco sei sobre a minha própria existência; e para variar, o próximo ano será apenas mais um ano a ser subtraído do cálculo do meu tempo de existência terrena; Independente do próximo ano ser produtivo ou não ele será menos um.

Vez ou outra, sou tomado por alguns pensamentos que aos olhos de pessoas ditas “normais” seriam classificados como idéias de maluco.

Mas como acho que todo mundo tem um certo grau de insanidade; vai aqui a minha contribuição para os insanos regulares:

Em meus devaneios, as vezes tenho a impressão que deveríamos viver três vidas.
Não viver como os que acreditam em vidas reencarnadas; sem a consciência de vidas vividas anteriormente; mas três vidas conscientes das vidas anteriores.

A primeira vida seria só pra cometer sandices e adquirir conhecimento.

A segunda vida seria só pra transmitir esses conhecimentos e fazer as coisas acontecerem de forma correta.

A terceira vida seria só pra curtir e ser feliz; esta seria uma espécie de premio por ter sobrevivido as outras duas.

Depois dessas três vidas, poderíamos evaporar para o universo em forma de poeira cósmicas, que se juntariam com outras poeiras vindas de outras galáxias e juntas formariam outros sistemas solares e assim contribuiríamos indefinidamente para o crescimento do universo.

Alguém poderia dizer que vivemos quase tudo isso em uma só vida.

Na verdade passamos à vida fazendo de tudo isso um pouco.

Porém acho a vida muito curta e muito injusta ao ponto que os momentos de felicidades e bem estar são mínimos em relação aos momentos de sacrifícios e dificuldades.

Tanto que se vivermos um século inteiro, ainda assim não deixaríamos de cometer erros, causar injustiças e sofrimentos; ou seja; não teríamos tempo suficiente para conhecer o minimo necessário sobre o mundo em que vivemos e para aprender a lidar melhor com as pessoas que nos relacionamos.

Sobra muito pouco tempo para o que realmente importa que é a nossa felicidade.

Mas como diria os religiosos de plantão; são os desígnios de Deus.

Não cabe a nos reles mortais, tais questionamentos.


MAS AFINAL O QUE ME FOI SOMADO E O QUE ME FOI SUBTRAÍDO EM MAIS ESSE ANO VIVIDO?


Incontestavelmente, fiquei menos jovem nesse ano que se passou.

Também fiquei com menos saúde. Afinal a maquina humana também vai se desgastando pelo excesso de uso.

Fiquei também menos intolerante. Afinal já tive tempo suficiente para entender que não adianta querer atropelar a natureza das coisas e das pessoas.

Fiquei ainda, menos bonito. O tempo cobrar seu tributo com eficiência.

Fiquei também, menos burro, menos idiota, menos imbecil ou menos qualquer outro termo que se possa impingir à alguém dotado de pouco discernimento.
Afinal de contas, foi mais um ano de muita luta, algumas vitórias e algumas derrotas, mas acima de tudo, muito aprendizado juntado aos outros aprendizados dos anos anteriores.

Como o tempo e o senhor da razão; com tantas perdas ao longo do ano que se passou; acho que mereci algumas recompensas, que veio em forma de mais conhecimento, mais sabedoria e mais tolerância.

Fiquei menos inseguro.
Afinal de contas, a cada ano que passa, vou me conscientizando que no fundo, tudo nesta vida é uma grande besteira; que aqui só estamos de passagem; sem saber com certeza de onde viemos, para que estamos aqui e para onde iremos, se é que iremos para algum lugar algum dia.

Fiquei com menos tempo pra aturar pessoas que não soma nada em minha vida; pois o tempo esta em contagem regressiva e em aceleração constante; tenho que aproveitar melhor meu tempo com algo que me trás mais satisfação pessoal.

Enfim muitas coisas se somaram e muitas coisas foram subtraídas em minha vida no ano que se passou, mas nada que não fosse previsível.

  
E NESTE ANO QUE SE INICIA:


Espero ter muita saúde para completar o meu ciclo de vida com dignidade; mas espero ter também algumas indisposições, pois só assim valorizarei melhor a saúde que tenho.

Espero ter muita paz e serenidade; mas algumas atribulações também, pois desta forma exercitarei melhor minha tolerância e equilíbrio para manter o pouco de paz e o pouco de serenidade que tenho.

Espero ter muita segurança para manter a minha  vida de lutas e aprendizado; e assim não desperdiça-la precocemente nas mãos de algum delinqüente inconseqüente.

Espero ter um coração mais brando para dar mais amor e carinho as pessoas que amo, e que estas me retribuam na medida do possível.

Espero ter mais sabedoria e muita força para mudar o que não está fazendo bem em minha vida e na vida das pessoas que são importantes para mim; espero também ter mais sabedoria e muita força para manter e aprimorar o que faz bem em minha vida e na vida das pessoas que amo; e ainda muita, mais muita sabedoria para distinguir uma coisa da outra.

Enfim, espero que neste novo ano que se inicia, nos traga mais vitórias do que derrotas, e que ao final do ano, possamos dizer aquela frase de daquela musica famosa que diz:

 “ SE CHOREI OU SE SORRI, O IMPORTANTE É QUE EMOÇÕES EU VIVI”


Auto: Joel Maganhoto



terça-feira, 20 de outubro de 2015

SEM SENTIDO


A vida, na sua banalidade cotidiana, torna-se meio sem sentido, o que me faz refletir: qual a razão da existência, afinal? Nascemos sem pedir, paridos sem quê nem pra quê, alguns ainda têm a má sorte de ter pais horripilantes, com irmãos piores ainda, numa família totalmente desconjuntada. 
E eu fico pensando: por que muitas pessoas sofrem tanto? Caem neste mundão sem nenhuma explicação, ficam velhas, pobres, feias e, finalmente, morrem. 
Qual o sentido disso tudo?
Alguns agraciados nascem com “aquilo virado pra lua”. 
Tudo dá certo. 
Mas esses fazem parte de uma privilegiada minoria. 
No geral, o homem veio aqui pra sofrer. 
Ninguém, por mais que tenha uma vida considerada boa, consegue ser plenamente feliz, pois já deu para perceber que a tão almejada felicidade resume-se a “momentos efêmeros”. 
Com algum dinheiro no bolso o sujeito consegue prolongar a duração desses momentos. 
Obviamente, é preferível ser um infeliz rico do que um infeliz pobre. 
Mas, o que se quer neste texto é discutir sobre o porquê de tudo isso. Sei que me dirão que estamos aqui para ser salvos e conquistar o reino dos céus. 
Tudo bem, mas quem escolheu vir até aqui, passar por tudo isso e conquistar o céu? Por que não fomos direto ao Paraíso, sem precisar passar por essa etapa? Esse negócio de ter que morrer é muito chato.
E os nossos amigos? E as pessoas queridas de nossas vidas? Será que as encontraremos depois da morte? Uma vida inteira de convivência, de amor, dedicação, afeto, carinho, sexo e tudo o mais, é suficiente para garantir a continuidade depois? O sujeito trabalha, luta, tenta de tudo na vida e, no final do mês, paga a conta de água, luz, telefone, aluguel, escola para os filhos, o supermercado, o combustível do carro (os que têm), atrasa algumas prestações, vai levando aos trancos e barrancos, aposenta-se, sofre desvairadamente, e, antes de morrer, geralmente contrai alguma doença, sofre um pouco mais, dilapida o patrimônio, dá despesa para os parentes vivos e, finalmente – para a felicidade geral – morre. Outras pessoas acabam seus dias num asilo, sozinhas, abandonadas pelos filhos, sem amparo, sem carinho, sem nada. 
Qual a razão de tudo isso?
Aqueles velhinhos felizes, saudáveis e rodeados por netos, só aparecem nos comerciais de margarina. 
Na vida real, é bem diferente, com raríssimas exceções. 
Como diz o meu amigo Dianarí, na medida em que envelhecemos nos tornamos menos importantes. 
Velho rico é coisa rara neste país. 
Aqueles helicópteros de plano de saúde, rápidos e eficientes, só pousam em minguados heliportos. 
A maioria dos idosos doentes brasileiros costuma sair às pressas nas velhas ambulâncias de nossas prefeituras, ou nalgum avião fretado por um político qualquer, quando tem muito voto para oferecer em troca.
Os amigos, aqueles verdadeiros, quase sempre vão morar bem longe. 
Tomam rumos diferentes, seguem vidas diferentes, se casam com mulheres insuportáveis que implicam com suas velhas amizades de infância e, de vez em quando, aparecem para tomar uma cerveja e chorar as mágoas. 
E todo mundo preocupado em ganhar dinheiro, loucos por uma posição melhor na sociedade, um status qualquer para ser recebido nas altas rodas, fazer amizades falsas e fingir que são felizes. 
Quanta mediocridade! Enquanto isso, a vida passa bem ao nosso lado, imperceptivelmente.
De felicidade para o povo brasileiro, resta o futebol, as novelas e o sexo. 
É muito pouco. 
Mas, para alguns, também resta a esperança do aguardado encontro com Deus. Por incrível que pareça, mesmo vivendo essa vida sem sentido, ninguém quer morrer e, sempre que aparece uma oportunidade, vociferam de peito aberto: “Como é bom viver!”. 
É o instinto de sobrevivência. 
Só pode ser.


Autor: Meu amigo Dídimo Heleno

domingo, 20 de setembro de 2015

VOCÊ É UM PONTO DE ENERGIA NO UNIVERSO



Pense no que vai dizer antes de abrir a boca.


Seja breve e preciso, já que cada vez que você deixa sair uma palavra, você deixa sair uma parte da sua energia.

Assim, aprenderá a desenvolver a arte de falar sem perder energia.

Nunca faça promessas que não possa cumprir.

Não se queixe, nem utilize palavras que projetem imagens negativas, porque se reproduzirá ao seu redor tudo o que tenha fabricado com as suas próprias palavras carregadas de energia.

Se não tem nada de bom, verdadeiro e útil a dizer, é melhor não dizer nada. 

Aprenda a ser como um espelho: observe e reflita a energia.

O Universo é o melhor exemplo de um espelho que a natureza nos deu, porque aceita, sem condições, os nossos pensamentos, emoções, palavras e ações, e envia-nos o reflexo da nossa própria energia através das diferentes circunstâncias que se apresentam nas nossas vidas.

Se identifique com o êxito, terá êxito.

Se identifique com o fracasso, terá fracasso.

Assim, podemos observar que as circunstâncias que vivemos são simplesmente manifestações externas do conteúdo da nossa conversa interna.

Aprenda a ser como o universo, escutando e refletindo a energia sem emoções densas e sem preconceitos.

Porque, sendo como um espelho, com o poder mental tranqüilo e em silêncio, sem lhe dar oportunidade de se impor com as suas opiniões pessoais, e evitando reações emocionais excessivas, tem oportunidade de uma comunicação sincera e fluída.

Seja discreto, preserve a sua vida íntima.

Desta forma libertar-se-á da opinião dos outros e terá uma vida tranqüila.

Não entre em competição com os demais, a terra que nos nutre dá-nos o necessário.

Para você ganhar o outro não tem necessariamente que perder.

O espírito competitivo faz com que o ego cresça e, inevitavelmente, crie conflitos.

Tenha confiança em si mesmo.

Preserve a sua paz interior, evitando entrar na provação e nas trapaças dos outros.

Não se comprometa facilmente, agindo de maneira precipitada, sem ter consciência profunda da situação.

Tenha um momento de silêncio interno para considerar tudo que se apresenta e só então tome uma decisão.

Assim desenvolverá a confiança em si mesmo e a Sabedoria.

Se realmente há algo que não sabe, ou para que não tenha resposta, aceite o fato.

Não saber é muito incomodo para o ego, porque ele gosta de saber tudo, ter sempre razão e dar a sua opinião muito pessoal.

Mas, na realidade, o ego nada sabe, simplesmente faz acreditar que sabe.

Evite julgar ou criticar.

Cada vez que julga alguém, a única coisa que faz é expressar a sua opinião pessoal, e isso é uma perda de energia.

O Sábio tolera tudo sem dizer uma palavra.

Tudo o que o incomoda nos outros é uma projeção do que não venceu em si mesmo.

Deixe que cada um resolva os seus problemas e concentre a sua energia na sua própria vida.

Ocupe-se de si mesmo, não se defenda.

Quando tenta defender-se, está a dar demasiada importância às palavras dos outros, a dar mais força à agressão deles.

Se aceita não se defender, mostra que as opiniões dos demais não o afetam, que são simplesmente opiniões, e que não necessita de os convencer para ser feliz.

O seu silêncio interno torna-o impassível.

Faça uso regular do silêncio para educar o seu ego, que tem o mau costume de falar o tempo todo.

Pratique a arte de não falar.

Tome algumas horas para se abster de falar.

Este é um exercício excelente para conhecer e aprender o universo que você esta inserido.

Progressivamente desenvolverá a arte de falar sem falar, e a sua verdadeira natureza interna substituirá a sua personalidade artificial, deixando aparecer a luz do seu coração e o poder da sabedoria do silêncio.

Graças a essa força, atrairá para si tudo o que necessita para a sua própria realização e completa libertação.

Porém, tem que ter cuidado para que o ego não se infiltre… 

O Poder permanece quando o ego se mantém tranqüilo e em silêncio.

Se o ego se impõe e abusa desse Poder, este converter-se-á num veneno, que o envenenará rapidamente.

Fique em silêncio, cultive o seu próprio poder interno.

Respeite a vida de tudo o que existe no mundo.

Não force, manipule ou controle o próximo.

Converta-se no seu próprio Mestre e deixe os demais serem o que têm a capacidade de ser.


Por outras palavras, viva a sua vida e deixe cada um viver da maneira que escolheu.

O SÁBIO



O verdadeiro sábio é aquele que assim se dispõe que os acontecimentos exteriores o alterem minimamente. Para isso precisa couraçar-se cercando-se de realidades mais próximas de si do que os fatos, e através das quais os fatos, alterados para de acordo com elas, lhe chegam.

Aquele que conhece o outro é inteligente.
Aquele que conhece a si mesmo é sábio.
Aquele que conquista o outro tem força.
Aquele que conquista a si mesmo é poderoso.
Aquele que controla a si mesmo tem força de vontade.
Aquele que se satisfaz é rico.
Aquele que não perde seu posicionamento é durável.
Aquele que faz, não morre em vida.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

ACREDITEM, O CLIENTE NUNCA MAIS VOLTA!



“Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e espera pacientemente, enquanto o garçom faz tudo, menos anotar o meu pedido.

Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.


Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca usa a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.

Eu sou o homem que explica sua desesperada urgência por uma peça, mas não reclama quando a recebe somente após três semanas de espera.

Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, implorando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.

Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas… Engana-se.

Sabe quem eu sou? Eu sou o cliente que nunca mais volta!

Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua empresa, sendo que quando fui lá pela primeira vez, tudo o que deveriam ter feito era apenas uma pequena gentileza, simples e barata: tratar-me com um pouco mais de cortesia.

Só existe um chefe: O CLIENTE. E ele pode demitir todas as pessoas da empresa, do presidente ao faxineiro, simplesmente levando o seu dinheiro para gastar em outro lugar.”

sábado, 15 de agosto de 2015

RELACIONAMENTOS



Sempre acho que namoro, casamento, romance tem começo, meio e fim. Como tudo na vida.
Detesto quando escuto aquela conversa:

– Ah, terminei o namoro…
– Nossa, quanto tempo?’
– Cinco anos… Mas não deu certo…acabou
– É não deu…?

Claro que deu! Deu certo durante cinco anos, só que acabou.

E o bom da vida é que você pode ter vários amores.

Não acredito em pessoas que se complementam. Acredito em pessoas que se somam.

Às vezes você não consegue nem dar cem por cento de você para você mesmo, como cobrar cem por cento do outro?

E não temos esta coisa completa.

Às vezes ele é fiel, mas não é bom de cama.

Às vezes ele é carinhoso, mas não é fiel.

Às vezes ele é atencioso, mas não é trabalhador.

Às vezes ela é malhada, mas não é sensível.

Tudo nós não temos.

Perceba qual o aspecto que é mais importante e invista nele.

Pele é um bicho traiçoeiro.

Quando você tem pele com alguém, pode ser o papai com mamãe mais básico; que é uma delícia.

E as vezes você tem aquele sexo acrobata, mas que não te impressiona…

Acho que o beijo é importante…e se o beijo bate… se joga… se não bate…mais um Martini, por favor… e vá dar uma volta.

Se ele ou ela não te quer mais, não force a barra.

O outro tem o direito de não te querer.

Não lute, não ligue, não dê pití.

Se a pessoa tá com dúvida, problema dela, cabe a você esperar ou não.

Existe gente que precisa da ausência para querer a presença.

O ser humano não é absoluto. Ele titubeia, tem dúvidas e medos mas se a pessoa REALMENTE gostar, ela volta.

Nada de drama.

Que graça tem alguém do seu lado sob chantagem, gravidez, dinheiro, recessão de família?

O legal é alguém que está com você por você.

E vice versa.

Não fique com alguém por dó também.

Ou por medo da solidão.

Nascemos sós. Morremos sós. Nosso pensamento é nosso, não é compartilhado.

E quando você acorda, a primeira impressão é sempre sua, seu olhar, seu pensamento.

Tem gente que pula de um romance para o outro.

Que medo é este de se ver só, na sua própria companhia?

Gostar dói.

Você muitas vezes vai ter raiva, ciúmes, ódio, frustração. Faz parte.

Você namora um outro ser, um outro mundo e um outro universo

E nem sempre as coisas saem como você quer…

A pior coisa é gente que tem medo de se envolver.

Se alguém vier com este papo, corra, afinal, você não é terapeuta.

Se não quer se envolver, namore uma planta. É mais previsível.

Na vida e no amor, não temos garantias.

E nem todo sexo bom é para namorar

Nem toda pessoa que te convida para sair é para casar.

Nem todo beijo é para romancear.

Nem todo sexo bom é para descartar. Ou se apaixonar. Ou se culpar.

Enfim…quem disse que ser adulto é fácil?

FATO – No tempo certo…Na hora certa.




Arnaldo Jabor

sábado, 27 de junho de 2015

COM MEIO SECULO DE VIDA, TEM QUE SE APRENDER ALGUMA COISA.



1 - A vida não é justa, mas ainda assim é boa, se tivermos talento para saber aproveitar as oportunidades que ela nos oferece.



2 - Quando não souber o que fazer e você tiver tempo para esperar, o melhor é você não fazer nada. Espere que o tempo mostrará o caminho.



3 - A vida é muito curta para desperdiçá-la odiando alguém ou perdendo tempo com coisas fúteis.



4 - Seu trabalho é muito importante para a sua realização pessoal, mas ele não é a coisa mais importante da sua vida. Procure outros prazeres além do trabalho, pois a vida é curta.



5 - Cartões de crédito são desnecessário; se você tem dinheiro, você não precisa dele; se você não tem dinheiro você não deverá telo.



6 - Você não tem que ganhar todas as vezes. Porém mesmo quando alguém achar que você perdeu, jamais perca a lição.



7 - Tudo de bom ou de ruim que acontecer com você, é sua responsabilidade, em maior ou em menor grau. Jamais lhe acontecerá algo totalmente alheio a você.



8 - Ninguém seguirá com você, indefinidamente; acostume-se com a solidão.



9 - Economize para a aposentadoria começando com seu primeiro ganho, pois suas energias não permaneceram com você para sempre.



10 - Ninguém entenderá os problemas complexos da sua existência. Exercite o silêncio.



11 - Faça as pazes com seu passado, assim ele não atrapalhará o seu presente e nem comprometerá o seu futuro.



12 - Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem ideia do que é a jornada deles.



13 - Tudo pode mudar num piscar de olhos, mas se você tiver coragem e dois neurônios, você sempre saberá como se arrumar. 



14 - Respire fundo. Isso acalma a mente.



15 - Livre-se de qualquer coisa que não seja útil, bonito ou alegre.



16 - Qualquer coisa que não te matar o tornará realmente mais forte.



17 - Prepare-se mais do que o necessário, pois a sorte só aparece quando o preparo e o atrevimento se encontram.



18 - O órgão sexual mais importante é o cérebro.



19 - Ninguém mais é responsável pela sua felicidade, somente você.



20 - Enquadre todos os assim chamados "desastres" com estas palavras 'Em cinco anos, isto importará?'



21 - Sempre espere tudo de todos a qualquer tempo e não se decepcionará com ninguém.



22 -  Tente perdoar tudo de todo mundo, pois o maior ganhador será sempre você.



23 - O que outras pessoas pensam de você realmente não é da sua conta.



24 - O tempo cura quase tudo. Dê tempo ao tempo.



25 - Não importa quão boa ou ruim é uma situação, ela mudará.



26 - A única forma de não envelhecer, é morrendo jovem.



27 - Tudo que verdadeiramente importa no final é se você amou e foi amado.



28 - Como diz o verso de uma musica famosa, " SE CHOREI OU SE SORRI, O IMPORTANTE E QUE EMOÇÕES EU VIVI" 



29 - Jamais subestime uma mente pensante; uma mente pensante será sempre muito poderosa, tanto para o bem, quanto para o mau.



30 - Com muita sabedoria, estudando muito, pensando muito, procurando compreender a tudo e a todos, um homem inteligente consegue, depois de mais ou menos quarenta anos de vida, aprender a ficar calado.



31 - Só tem historia para contar quem viveu a vida; apesar que muitos capítulos, você não deverá contar nem para o seu próprio travesseiro.



32 - Tudo nesta vida pode ser bom ou ruim, depende muito do que vem depois.



33 - Duas regras básicas para você mudar de vida: Primeiro você tem que mudar sua mentalidade; Segundo mudar suas atitudes.



34 - Tem perdas que a gente só ganha; afinal, o que tem demais em perder o que não somava mais?



35 - Nem tudo são perdas, algumas coisas são livramento.



36 - Tem perdas que tem um efeito tão positivo no nosso crescimento e fortalecimento, que se tivéssemos conhecimento disso antes, teríamos perdido com prazer.



37 - Se você tiver dois neurônios acima da media e muita disposição para o trabalho, não tem como não se tornar uma pessoa próspera.



38 - Vencer na vida da muito trabalho, leva muito tempo e exige muita dedicação, por isso valorize suas conquistas.



39 - Tem gente que tem as coisas porque ganhou e tem gente que tem as coisas porque tomou de alguém. O ganho sempre tem sabor de vitória.



40 - Valorize mais quem te ensina a pescar do quem te da o peixe, pois quem te da hoje te cobra amanhã; e as vezes o preço é alto demais.



41 - Não confie nem na tua sombra, pois no escuro até ela te abandonará.



42 - O que aproxima as pessoas ou as afasta e a conveniência ou a falta dela.



43 - Uma oportunidade jamais será desperdiçada. Se você não aproveitar alguém aproveitará.



44 - Dinheiro e a coisa mais covarde que existe. Se você fizer o minimo de desaforo, ele mudará de mão num piscar de olhos.



45 - Numa festa você nunca saberá quem são seus amigos de verdade.



46 - Nunca confunda meu silêncio com ignorância, minha paciência com aceitação ou minha tolerância com fraqueza.

47 - Ser firme sem ser duro e ser flexível sem ser mole é o jeito mais eficiente de encarar os grandes desafios da vida.



48 - Você não consegue controlar o que você sente, porém controlar as atitudes desencadeada pelos sentimentos é fundamental para não cometer tanta sandice.



49 - Sua vida será marcada por uma guerra interna durante toda a sua existência; Razão X Emoção; Treine mais a sua razão para amenizar as suas derrotas emocionais. 



50 - As coisas nunca estão ruins o suficiente que não possam piorar e nem tão boas que não possam serem melhoradas. Medite muito diante de cada situação.



51 - Passamos por muitas coisas nesta vida que para melhorar tem que piorar muito. Aprenda a analisar profundamente cada situação.



52 - Ninguém prospera só tomando atitudes com visão de curto prazo. Exercite a sua visão de médio e logo prazo.



53 - Uma pessoa que é boa com você, mas e grosseira com o garçom, não pode ser uma boa pessoa. 



54 - Namoro sem beijos; não é namoro. É negócio.



55 - Tudo melhora quando você decide não se importar mais. 



56 - Não me substime! Eu sei mais do que digo; penso mais do que falo e percebo mais do que você imagina.



57 - Eu não sei de nada, mas desconfio de muita coisa.



58 - Muitas vezes sabedoria é apenas calar e observar.



59 - As vezes eu concordo com as pessoas, porque discordar faz com que elas continuem falando.



60 - Não viva dando muitas explicações: Seus amigos não as necessitam, seus inimigos não acreditam nelas e os estúpidos não as entendem.



61 - Para todos os males, há dois remédios: o tempo e o silêncio.



62 - É impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada.



63 - Aquele que não compreende o teu silêncio, também não compreenderá as tuas palavras.



64 - Existe uma grande diferença entre desistir e perceber que não vale mais a pena.



65 - Pessoa de valor não tem preço e pessoa que tem preço, geralmente vale muito pouco.



66 - Melhor morrer de pé do que viver de joelhos.



67 - Sabedoria é você ter a capacidade de enxergar o fim antes do inicio.



68 - A águia voa sozinha, os corvos voam em bando, o tolo necessita de companhia, mas o sábio necessita de solidão.


69 -  Preste atenção para os grandes problemas. Eles disfarçam grandes oportunidades.

70 - Aprenda a ouvir. Oportunidades, por vezes, batem muito suavemente.

71 - Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los.

72 - Preste atenção nas pequenas despesas; um pequeno vazamento afunda um grande navio.

73 - O verdadeiro homem quer duas coisas: perigo e jogo: por isso quer a mulher. O jogo mais perigoso.

74 - É preciso ter em si mesmo muita confiança para não desanimar e... desconfiança bastante para não fazer tolices.

75 - Para alcançar conhecimento, acrescente coisas todos os dias. Para alcançar  sabedoria elimine coisas todos os dias.

76 - Avalia-se a inteligência de um indivíduo pela quantidade de incertezas que ele é capaz de suportar.
 
77 - Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.

78 - Você não teve culpa de nascer pobre, mas se você morrer pobre a culpa e toda sua.


79 - Minha emoção é controlada pela minha razão, minha razão é limitada pela minha consciência e minha consciência seguirá comigo até meu ultimo suspiro.

80 - Malandro que é malandro, é honesto por malandragem.


81 - " A fé cega vai te usar até que a razão a impeça "
 
82 - "Se você não está cometendo erros, você não está forçando os seus limites e se você não está forçando os seus limites, você não está atingindo o seu máximo potencial."



83 -"Sucesso não é final, falhar não é fatal: é a coragem para continuar que conta".


84 - Tudo nessa vida passa! Não importa quão bom ou ruim é uma situação; ela mudará.

85 - Quem critica suas atitudes, geralmente são pessoas que nunca tomam atitudes.

86 - Quando uma pessoa com dinheiro encontra uma pessoa com experiência, a pessoa com experiência fica com o dinheiro e a pessoa com o dinheiro sai com a experiência.

87 - O investido inteligente é um realista que compra do pessimista e vende para o otimista.

88 - "O que acontece com pessoas inteligentes, é que elas parecem loucas para pessoas burras"




















domingo, 10 de maio de 2015

Joel Maganhoto


Eu sofro de minfobia.

Eu tenho medo de mim mesmo, mas me enfrento todos os dias.



sábado, 9 de maio de 2015

EM VEZ DE TENTAR ESCAPAR...


Em vez de tentar escapar de certas lembranças, o melhor é mergulhar nelas e voltar à tona com menos desespero e mais sabedoria. Todos temos nossas dores de estimação. O que nos diferencia uns dos outros é a capacidade de conviver amigavelmente com elas.

O BODE NA MAÇONARIA


Dentro da nossa organização, muitos desconhecem o nosso apelido de bode. A origem desta denominação data do ano de 1808. Porém, para saber do seu significado temos necessidade de voltarmos no tempo. Por volta do III ano d.C. vários Apóstolos saíram para o mundo a fim de divulgar o cristianismo. Alguns foram para o lado judaico da Palestina. E lá, curiosamente, notaram que era comum ver um judeu falando ao ouvido de um bode, animal muito comum naquela região. Procurando saber o porquê daquele monologo foi difícil obter resposta. Ninguém dava informação, com isso aumentava ainda mais a curiosidade dos representantes cristãos, em relação aquele fato. Até que Paulo, o Apóstolo, conversando com um Rabino de uma aldeia, foi informado que aquele ritual era usado para expiação dos erros. Fazia parte da cultura daquele povo, contar alguém da sua confiança, quando cometia, mesmo escondido, as suas faltas, ficaria mais aliviado junto a sua consciência, pois estaria dividindo o sentimento ou problema.´

Mas por que bode? Quis saber Paulo. É por ­que o bode é seu confidente. Como o bode nado fala, o confesso fica ainda mais seguro de que seus segredos serão mantidos, respondeu-lhe o Rabino. A Igreja, trinta e seis anos mais tarde, introduziu, no seu ritual, o confessionário, juntamente com o voto de silêncio por parte do padre confessor - nesse ponto a história não conta se foi o Apóstolo que levou a ideia aos seus superiores da Igreja, o certo é que ela faz bem à humanidade, aliado ao voto de silêncio, o povo passou a contar as suas faltas.


Voltemos em 1808, na França de Bonaparte, que após o golpe dos 18 Brumários, se apresentava como novo líder político daquele país. A Igreja, sempre oportunista, uniu-se a ele e começou a perseguir todas as instituições que não governo ou a Igreja. Assim a Maçonaria que era um fator pensante, teve seus direitos suspensos e seus Templos fechados; proibida de se reunir. Porém, irmãos de fibra na clandestinidade, se reuniram, tentando modificar a situação do país. Neste período, vários Maçons foram presos pela Igreja e submetidos a terríveis inquisições. Porém, ela nunca encontrou um covarde ou delator entre os Maçons. Chegando a ponto de um dos inquisidores dizer a seguinte frase a seu superior: - “Senhor este pessoal (Maçons) parece BODE, por mais que eu flagele não consigo arrancar-lhes nenhuma palavra”. Assim, a partir desta frase, todos os Maçons tinham, para os inquisidores, esta denominação: “BODE” - aquele que não fala, sabe guardar segredo.

O JOVEM QUE QUERIA SER BEM SUCEDIDO E NÃO SABIA COMO



"Havia um rapaz que queria ser bem sucedido, brilhante em sabedoria e capaz de solucionar todos os problemas, então ele foi a um guru conhecido por suas inúmeras realizações e praticidade em seus ensinamentos. Entre seus aprendizes haviam milionários, estrelas de cinema, brilhantes acadêmicos, entre tantos outros que se destacavam das massas.

Ao chegar à moradia do guru, uma casa simples com um único cômodo, a beira de um penhasco frente ao mar, não hesitou e logo disse - Eu quero ficar no mesmo nível que seus discípulos, para com isso ter sucesso.

O guru voltou seus olhos calmamente ao rapaz e disse - Se você quiser estar no mesmo nível que eles, me encontre amanhã as 4h da manhã na praia.

Então o jovem chegou as 4 da manhã, pronto para o que der e vier, ele estava com o terno de sua faculdade , a principal de seu país. De longe já viu seu mestre que exclamou – Você deveria ter vindo de bermudas!

O velho guru segurou seu braço e perguntou – O quanto você quer ser bem sucedido? Muito mesmo? – prontamente o rapaz respondeu – Sim, muito! – apontando para o mar o guru disse – Então entre!

O jovem entrou na água até na cintura, em sua mente quase como um mantra ele repetia “Esse cara é louco, eu quero ter sucesso e não nadar, eu não pedi para ser salva vidas!”.

Era evidente seu descontentamento, mesmo assim o mestre pediu que ele fosse mais para o fundo, o rapaz atendeu ao pedido e adentrou no mar até a água estar batendo em seu queixo, apoiado nas pontas dos dedos e olhando para o céu o jovem resmungou - Esse velho é louco, ele é muito conhecido por sua sabedoria, mais é louco.

Algum tempo se passou sem o rapaz ver o guru, quando estava já cansado de se apoiar na ponta dos pés vociferou – Você é louco, eu vou voltar! – Mal terminou a frase e escutou a voz do velho sábio – Pensei que você queria ser bem sucedido... – o jovem – Sim , eu quero! – o Mestre – Então afunde sua cabeça por alguns instantes.

Em apneia o garoto pensava “Vou ficar o máximo que aguentar, para provar o que seja que ele quer!”, dois minutos se passaram e a vontade de respirar superou a persistência do rapaz, ao tentar subir percebeu que as mãos do Mestre o seguravam, o desespero bateu, o jovem empurrava, socava e chutava até que o guru o soltou, mal levantou a cabeça para tomar ar e novamente foi afundado. Lutou o máximo que pode, mas pelo que indicava toda vitalidade restante do velho estava sendo empregada na tentativa de afoga-lo, quando estava para desmaiar o mestre o puxou para cima e o arrastou até a praia.

Quando o jovem deitado a beira da praia diminuiu seu ritmo respiratório o Mestre afirmou - Tenho uma coisa pra te dizer! – Com os olhos arregalados do susto levado a pouco, o aprendiz lhe deu toda a atenção - Quando você quiser ter sucesso tanto quanto respirar, ai você terá sucesso. Eu não sei se você conhece alguém que tem asma, mas se a pessoa tem uma crise asmática ela fica sufocado, agoniza, tenta puxar o ar, a única coisa que ela tenta fazer é conseguir algum ar, ela não liga para nenhum jogo de futebol, ela não liga para o que esta passando na TV, ela não se importa com as pessoas ligando, ela não liga para festas, a única coisa que importa pra ela quando quer respirar é conseguir ar puro, é isso!

Quando você chegar a um ponto, quando tudo que você quer fazer é ser bem sucedido, tanto quanto respirar, então você será bem sucedido. Eu estou aqui para dizer primeiramente que muitos querem, mais não querem muito. Eles só “meio que querem”. Não querem mais do que ir em uma festa, não querem tanto quanto parecer legal e a maioria não quer tanto quanto dormir mais! Alguns amam mais dormir do que amam o sucesso e eu estou aqui para dizer, se você quiser ser melhor sucedido, você deve estar disposto a largar o seu sono, você deve estar disposto a trocar 2 ou 3 horas de sono por trabalho, se você realmente quer ter sucesso algum dia, porque se você estiver dormindo poderá perder a oportunidade do sucesso, é o quanto você tem que querer, me escutem, você precisa desejar isso tanto, que você se esqueça de comer.


Outra coisa: não tente desistir, você já estar com dor, já está machucado, pegue uma recompensa disso, não durma até ser bem sucedido, me escute, eu estou aqui para falar que você pode pular, dar cambalhotas, dar dinheiro para os outros, mas escute, você nunca terá sucesso se eu tiver que te dar um centavo por isso. Você não terá sucesso até dizer “eu não preciso desse dinheiro” porque eu tenho isso dentro de mim! O sucesso, a excelência deve ser seu estilo de vida, fazer as coisas bem, com paixão, sem almejar somente as recompensas."